Cada caso é um caso?
O G1 publicou uma matéria sobre um Blogueiro que foi processado por permitir que um comentarista fizesse um comentário ofendendo uma Freira de um colégio, ah vem aqui e leia a matéria para entender o caso. O blogueiro foi condenado a pagar R$ 16,6 mil de indenização por d anos morais.
Depois de ler a reportagem eu te pergunto:
É responsabilidade do blogueiro?
Ontem eu critiquei o Luciano porque ele deletou o debate
Sobre tudo e sobre todos é preciso respeito, não só dos comentaristas, mas principalmente dos blogueiros, são eles os espelhos, são eles as portas de acesso aos comentários. Se o blogueiro não respeita os outros, nem o seu próprio espaço, certamente ele também não será respeitado. Há uma tendência à agressividade porque este tipo de comportamento trás pessoas que respondem e rendem acessos, mas desde que o interesse seja apenas a quantidade e não a qualidade, fica tudo bem.
Quantas vezes vemos os textos dos blogueiros cheios de adjetivos pejorativos durante a análise do BBB? Se o programa é diversão e esta diversão consiste basicamente em analisar o comportamento das pessoas não é necessário que se tenha pelo menos respeito por estas pessoas? São pessoas, não são objetos. É claro que elas estão lá para serem analisadas e até julgadas, mas não há um limite? Tudo é permitido em nome dos acessos e do prazer da análise e julgamento? É tão fácil assim esquecermos que estamos assistindo seres humanos sob uma pressão constante em um jogo de puro interesse financeiro?
O blogueiro está acima da lei? Ele pode acusar sem provar, sem documentar, sem ir à justiça e ainda assim ter a credibilidade dos seus comentaristas? Que comentaristas são estes?
Qual a responsabilidade dos blogueiros? E dos comentaristas?
O passado passou, mas deixou marcas profundas. Eu me arrependo demais de ter ficado esperando que a justiça fosse acionada, eu devia ter ido à justiça, eu devia ter buscado os meus direitos pela certeza que tenho de que fomos completamente éticos na criação de Marte.
Eu fiquei esperando que palavras escritas, as ameaças fossem verdadeiras, mas o que se provou ser verdadeiro foi o delete, a covardia, a impunidade. E em mim sobrou o pior sentimento que se pode ter por uma pessoa, mas eu tenho porque sou humana e não pretendo ser santa, sobrou o ódio.
É justo que o blogueiro pague pelos comentários que ele permite dentro de seu blog?
Até onde é sério, até onde é brincadeira?
Não está na hora de fazermos uma blogosfera mais inteligente, mais criativa, mais interativa e menos agressiva? Será que não chegou o tempo de renovação na Net? Tem tanta gente de talento por ai e a fórmula mágica pode não ser mais tão mágica assim e o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Me diga, o que você acha, eu sinceramente não sei, mas gostaria muito de saber.
|