HOME

Me Likeia!

24/11/2009

Cada Caso é um Caso?


Cada caso é um caso?

O G1 publicou uma matéria sobre um Blogueiro que foi processado por permitir que um comentarista fizesse um comentário ofendendo uma Freira de um colégio, ah vem aqui e leia a matéria para entender o caso. O blogueiro foi condenado a pagar R$ 16,6 mil de indenização por d anos morais.

Depois de ler a reportagem eu te pergunto:

É responsabilidade do blogueiro?

Ontem eu critiquei o Luciano porque ele deletou o debate em seu Twitter, mas quero esclarecer que até onde eu li não houve um comentário ofensivo, com palavras inadequadas ou palavrões. Eu acredito que comentários ofensivos, agressivos, palavrões, devem sim ser apagados. Desde que o debate seja feito dentro de uma linha de educação e respeito por qualquer que seja o assunto, o deletar só revela que a pessoa tem medo do que ela mesma escreveu.

Sobre tudo e sobre todos é preciso respeito, não só dos comentaristas, mas principalmente dos blogueiros, são eles os espelhos, são eles as portas de acesso aos comentários. Se o blogueiro não respeita os outros, nem o seu próprio espaço, certamente ele também não será respeitado. Há uma tendência à agressividade porque este tipo de comportamento trás pessoas que respondem e rendem acessos, mas desde que o interesse seja apenas a quantidade e não a qualidade, fica tudo bem.

Quantas vezes vemos os textos dos blogueiros cheios de adjetivos pejorativos durante a análise do BBB? Se o programa é diversão e esta diversão consiste basicamente em analisar o comportamento das pessoas não é necessário que se tenha pelo menos respeito por estas pessoas? São pessoas, não são objetos. É claro que elas estão lá para serem analisadas e até julgadas, mas não há um limite? Tudo é permitido em nome dos acessos e do prazer da análise e julgamento? É tão fácil assim esquecermos que estamos assistindo seres humanos sob uma pressão constante em um jogo de puro interesse financeiro?

O blogueiro está acima da lei? Ele pode acusar sem provar, sem documentar, sem ir à justiça e ainda assim ter a credibilidade dos seus comentaristas? Que comentaristas são estes?

Qual a responsabilidade dos blogueiros? E dos comentaristas?

O passado passou, mas deixou marcas profundas. Eu me arrependo demais de ter ficado esperando que a justiça fosse acionada, eu devia ter ido à justiça, eu devia ter buscado os meus direitos pela certeza que tenho de que fomos completamente éticos na criação de Marte.

Eu fiquei esperando que palavras escritas, as ameaças fossem verdadeiras, mas o que se provou ser verdadeiro foi o delete, a covardia, a impunidade. E em mim sobrou o pior sentimento que se pode ter por uma pessoa, mas eu tenho porque sou humana e não pretendo ser santa, sobrou o ódio.

É justo que o blogueiro pague pelos comentários que ele permite dentro de seu blog?

Até onde é sério, até onde é brincadeira?

Não está na hora de fazermos uma blogosfera mais inteligente, mais criativa, mais interativa e menos agressiva? Será que não chegou o tempo de renovação na Net? Tem tanta gente de talento por ai e a fórmula mágica pode não ser mais tão mágica assim e o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

Me diga, o que você acha, eu sinceramente não sei, mas gostaria muito de saber.

 







Powered by BannerFans.com
Powered by BannerFans.com

Fofocas de Marte! Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino

Layout by NEIVA